O que é Constelação Sistêmica Familiar? Como se aplica o atendimento individual e áreas de atuação?

Atualizado: Out 16


O que é constelação e como funciona o atendimento individual?

Muitas pessoas me perguntam como funciona o atendimento individual,

porque não conhece ou nunca fez, ou já participou da constelação em grupo, mas não entendeu bem o que acontece.


O que é Constelação Sistêmica Familiar? Como se aplica o atendimento individual e áreas de atuação.

Então vou explicar como trabalho e o que é a prática das Constelações Sistêmicas:

No meu atendimento, utilizo bonequinhos como representação da história que vai ser vista e contada, pelo cliente.

Muitos são os materiais que podem ser utilizados numa constelação individual como, bonecos em água, papéis, cartas, dentre outros.

Muitas pessoas acreditam, acham ou já ouviram falar que a constelação resolve "magisticamente" problemas.

Não é isso, a constelação é uma terapia desenvolvida por Bert Hellinger, através de muitos estudos científicos como:

  • Gestalt,

  • Psicanálise,

  • Campo Morfogenético,

  • Psicodrama,

  • PNL,

E tantas outros estudos sérios e que compõe as bases das Constelações Sistêmicas, nela olhamos como é a situação de fato, não é como você gostaria que fosse ou como você pensa que é, ela vai olhar para o fato de ambos os lados das situações e o que realmente acontece nela.


É preciso escolher um tema ou uma situação, para auxiliar na resolução desse problema, para que possamos ter outras formas de olhar para a situação e procurar se colocar no lugar do próximo. Normalmente pergunta-se:

- Qual é a sua questão? Qual é o problema? Qual é a sua necessidade hoje?

Pode ser uma relação profissional, financeira, relacionamento, ou o que hoje que está te incomodando.



Então a constelação ela olha para uma situação, na qual esteja com dificuldade de lidar no momento ou que te incomode há muito tempo.

Você percebe que não consegue "deslanchar", que a vida não flui, que as coisas não andam, naquela questão, naquele problema...

"Eu tenho um relacionamento muito conturbado"

"A minha vida financeira não anda"

"A minha vida profissional não flui, não consigo achar um caminho"

"Sinto uma falta ou um vazio de algo, ou alguém que não sei explicar"


Então a pessoa vem trazendo uma questão específica. Muitas vezes, chegam e falam assim:

"Eu tenho um monte de coisas, para olhar e resolver" nesses casos com a ajuda do facilitador, escolhe-se aquela questão que hoje está doendo mais, aquele problema que hoje está sendo realmente difícil, para solucionar e você consegue de repente "deslanchar" em alguma área da sua vida.

Como uma terapia vamos olhar para a situação e nesse caso, no atendimento individual com bonequinhos você escolhe um que represente você, um que represente a situação e depois vamos incluindo os outros elementos e as outras situações, conforme for necessário.

Não há um roteiro a ser seguido, pois, a constelação acontece, conforme evoluímos na percepção e na ressignificação da queixa inicial apresentada.

A constelação é olhar para esta questão ou esse problema nessa situação que hoje não está boa, que hoje você gostaria de solucionar, de repente uma depressão, uma doença, financeira, uma questão profissional, relacionamento, etc.

Todas elas têm uma base que começa muito antes que se imagina e a vamos olhar para vários fatores que podem estar influenciando como as repetições familiares dos nossos pais, dos nossos avós, lealdade, medo, questões vinculadas aos nossos relacionamentos familiares e esses antepassados.

Tudo isso vai ser visto e revelado dentro da constelação.


Mas é só para questões familiares? Quais as áreas de atuação?


Não é apenas no campo familiar que as constelações atuam, também podemos olhar para uma organização, nas questões empresariais, porque a empresa também é um órgão com pessoas que trazem questões familiares, é uma base sistêmica. Ela começou de algum lugar, ela trilhou um caminho até que eu, você e as pessoas que lá estão chegassem a ela.

Pode ser uma questão de postura profissional, por exemplo: hoje você é o chefe, mas as pessoas não te reconhecem como tal. Mas quem era o antecessor? Será que eles não olham porque eles ainda tenham uma lealdade aquele outro chefe anterior? Ou sua postura é muito maternal, ou muito paternal, ou filial?

Nesse caso podemos olhar mais profundo e que pode estar afetando as relações profissionais ou a evolução de um setor, uma área da empresa ou crescimento financeiro, de onde vem a questão ou problema pode ser solucionado.


Outra área de atuação das constelações, que podemos trabalhar é no pedagógico, na relação escola, pais e professores, além disso, como: crianças com dificuldade em uma determinada matéria como em: português, matemática história ou apresente Deficit de Atenção, TDAH, hiperatividade, posturas do professor, da família, do aluno e da escola, tudo isso a constelação pode olhar também.


No direito, já existem vários trabalhos sendo realizados, hoje o judiciário já aceita em alguns estados e comarcas, trabalho com a constelação olhando de forma clara para ambos os lados, não somente um ângulo e o que tem por de trás das dinâmicas apresentadas por aquele caso.

A mediação sistêmica, está a serviço do outro e veio como uma forma de ampliar o olhar, vem a contribuir e para organizar o que está em desequilíbrio e organizar através das ordens de amor que Bert Hellinger traz sendo elas:

- Dar e Receber ou Equilíbrio

- Hierarquia ou Ordem

- Pertencimento

Isso organiza e traz a ordem, pois todos temos o direito ao pertencimento familiar, empresarial e organizacional, escolar e pedagógica.


Ou seja, tudo pode ser visto na constelação em grupo, ou individual.


Quer saber mais sobre os atendimentos, como acontecem ou agendar uma sessão? Saiba mais clicando aqui.


Acompanhe meu canal no YouTube, lá você tem acesso a mais informações sobre o tema trazendo a abordagem sistêmica, espero que tenha compreendido e que tenha ficado mais claro sobre o atendimento das constelações.


Para ter ainda mais conhecimento sobre a teoria de Bert Hellinger e as constelações sistêmicas estudo através dos Cursos Sistêmicos.


Me siga nas redes sociais: Instagram e Facebook



© 2020 Direitos Resarvados a Eduara Minari