Relacionamento Saudável começa ao se conhecer

Atualizado: Set 14

Sempre achamos que conhecemos uma pessoa a muito tempo e por isso a entendemos em tudo e isso basta para termos um bom relacionamento. Conhecer uma pessoa é mais do que estar com ela a um determinado tempo.

Um bom exemplo isso é que somos a pessoa que mais convivemos na vida pois nascemos e morremos sozinho e conosco mesmo, mas podemos passar a vida em nos conhecer e nos entender de verdade, em nossas motivações, necessidades e passamos a vida buscando explicação para isso. Agora imagina se passarmos parte de nossas vidas com o outro nos fará entende-lo por completo.




Como melhorar minha relação a partir do autoconhecimento?

Dentro do Eneagrama, o estudo mais completo de personalidade, podemos identificar nossas reais motivações e necessidades e o que nos impulsiona em nossas ações e reações, aquilo que de fato nos faz agir e reagir em determinadas situações de conforto ou desconforto e o que nos motiva de verdade a isso.

Mais do que saber em que caixa estamos vivendo nos faz olhar para fora e perceber como o outro nos vê e como podemos trilhar um caminho de melhoria para sermos nosso "eu" mais puro e aflorar o que temos de melhor.


Dica:

Veja algumas dicas para que possa se perceber e ao outro em suas limitações e necessidades.


Veja como fazer isso:

  1. Só vemos no outro o que temos em nós.

  2. Se algo te incomoda é porque é importante para você mas pode não ser a prioridade do outro. Respeite para ser respeitado.

  3. O que irrita o outro é importante para ele mesmo que não seja para você.

  4. Perceba que somos seres complementares e sempre temos o que aprender com as nossas dificuldades e com as do outro em lidar com uma situação.

  5. Nem sempre o que é fácil para você é fácil para o outro mas não julgue porque suas dificuldades pode ser a simplicidade para o outro.

© 2020 Direitos Resarvados a Eduara Minari